O que é CPU vCPU e Core em definições básicas

Você sabe o que são CPU, vCPU e CORE? Vamos explicar de forma simples o que são estes componentes e recursos que estão integrados em planos de hospedagem VPS. Existem várias definições para CPU virtual e thread. Então, vamos começar com os que estão relacionados, porque eles se referem a componentes físicos. Você ver todas estas simbologias quando está procurando contratar, por exemplo, um VPS. É por isso que queremos tirar estas dúvidas!

Primeiramente vamos traduzi-los:

  • A palavra Core traduzida do inglês para o português, significa Núcleo – pelo menos no sentido da informática.
  • thread – significa Linha em termos de fio de uma linha.
  • CPU – tem uma definição mais popular que para nós é o processador de qualquer computador. E é sim a unidade central de processamento de um computador, ou servidor, que fica acoplado na placa-mãe.
  • Então, vCPU pode ser um processador virtual erado através de um software de virtualização.

Vamos as definições mais amplas no sentido da palavra, para que você possa compreender melhor.

O que é uma CPU

A CPU – unidade central de processamento, ou processador, é a unidade que realiza a maior parte do processamento dentro de um computador. Ele processa todas as instruções recebidas pelo software em execução no PC e por outros componentes de hardware e atua como uma calculadora poderosa.

Neste caso, a CPU é colocada em um soquete específico encontrado em todas as placas-mãe, inserindo seus conectores ou pinos metálicos encontrados na parte inferior. Cada soquete é construído com um layout de pinos específico para suportar apenas um tipo específico de processador.

O que é uma vCPU

A vCPU significa unidade central de processamento virtual. Quando uma ou mais vCPUs são alocadas para todas as Máquinas Virtuais – VM, em um ambiente em nuvem, ela é chamada como vCPU. Cada vCPU representa um único núcleo físico da CPU pelo sistema operacional da VM.

No entanto, se houver vários núcleos de CPU na máquina host à sua disposição, a vCPU é uma combinação de vários intervalos de tempo em todos os núcleos disponíveis. Isso permite que várias VMs sejam hospedadas em um número menor de núcleos físicos.

O que é um CORE

Um CORE, ou núcleo é uma subseção física de um chip de processamento. Ele contém uma interface para memória e periféricos. Pode haver vários núcleos por chip ou apenas um, embora eu ache que a Intel não construa mais CPUs de núcleo único. E vamos chamá-lo de Core de agora em diante

Os Cores nos chips Intel geralmente são hyperthread. Isso significa que o núcleo é dobrado em alguns aspectos. Ou seja, pode ter duas ALUsunidades lógicas aritméticas, mais ou menos completas. Isso significa que são capazes de executar simultaneamente e de forma independente. Essencialmente, o core pode executar várias instruções ao mesmo tempo. Quando um core tem esse hyperthreading, ele é considerado como tendo 2 CPUs virtuais.

As CPUs virtuais – vCPUs não são totalmente independentes porque precisam competir entre si por recursos não compartilhados, como a memória. O sistema operacional, no entanto, os tratará como se fossem CPUs totalmente separadas. A cpu virtual é definida por softwares!

CPUs nas versões de softwares

No software, uma CPU virtual é uma simulação. Só para explicar melhor, eu posso executar um programa baseado em ARM em um PC Intel, desde que eu tenha um programa que interprete as instruções ARM corretamente e as execute. Por outro lado, este é um processo muito lento, mas é útil quando você está desenvolvendo um determinado chip. E por qualquer motivo, você não tem acesso a um físico no qual possa executar seus programas diretamente. Sabe por que? Porque ainda não foi construído.

Diga-nos o que você achou desta postagem

      Deixe um Comentário

      WP Foco
      Logo