O que é o WordPress e como funciona
Veja aqui a definição de WordPress, que resumidamente, é um software de código aberto que você pode usar para criar um site, ou blog para seu projeto. É certamente, o sistema de gerenciamento de conteúdo – CMS, mais fácil e flexível para iniciantes.
Esta, portanto, é a maneira mais simples e popular de criar seu próprio site ou blog. De fato, o WordPress controla mais de 33% de todos os sites na Internet. É isso mesmo, mais de um terço dos sites que você visita, provavelmente são equipados com o WordPress.
Nesta postagem além da definição de WordPress, vamos mostrar também algumas utilidades e alguns recursos.
Definição de WordPress no sentido mais amplo
O WordPress é a ferramenta mais popular do mundo para criar sites. Como mencionado, ele é um sistema de código aberto, ou seja, qualquer um com conhecimentos avançados em PHP, pode alterar seu código. O WordPress é capaz de criar qualquer estilo de site, de um blog simples a um site comercial completo. Você pode até usar o WordPress para criar uma loja online, se instalar o popular plugin WooCommerce.
Este CMS permite que você crie e gerencie seu próprio site com todos os recursos usando apenas o seu navegador da web. Tudo isso, sem ter que aprender a codificar. De fato, se você já usou um editor de texto como o Microsoft Word, estará em casa com o Editor do WordPress.
Naturalmente, o WP é fácil de usar e aprender. Além disso, ele é super poderoso e cheio de opções, que o agradam tanto a iniciantes quanto a profissionais.
O WordPress incorpora elegância, facilidade de uso e os melhores padrões da web. A visão de Matt era construir uma plataforma de blog. E dessa forma, ser tão simples que eliminaria os desafios enfrentados pelos autores com a publicação na web.
Para funcionar, o WordPress precisa ser instalado em um servidor da Web, parte de um serviço de hospedagem na Internet, ou em um computador executando o pacote de software WordPress.org, a fim de servir como um host de rede.
E como o WordPress funciona?
Para começar a usar o WordPress, primeiro baixe o software, instale-o em um servidor da Web, conecte-o a um banco de dados e comece a publicar seu conteúdo na Web.
Pode parecer complicado, mas todo o processo leva cerca de 5 minutos. E uma vez instalado, ele permite que você use um editor simples baseado na Web para publicar conteúdo e criar seu site. Há até uma versão hospedada no WordPress.com que permite que você crie um novo site com WordPress em apenas alguns segundos.
Quais tipos de sites o WordPress pode fazer?
Muitos anos atrás, o WordPress era basicamente uma ferramenta para criar um blog, em vez de sites mais tradicionais. Porém, isso já está muito mais avançado há muito tempo. Hoje em dia, graças a mudanças no código principal e do vasto ecossistema de plugins e temas, você pode criar qualquer tipo de site com o WordPress.
Por exemplo, o WordPress não apenas potencializa um grande número de sites de negócios e blogs, mas também é a maneira mais popular de criar uma loja de comércio eletrônico também.
Com o WordPress, você pode criar:
- Sites de negócios
- lojas de comércio eletrônico
- Blogs
- Carteiras
- Currículos
- Fóruns
- Redes sociais
- Sites de adesão
- E praticamente qualquer outra coisa que você possa sonhar.
Você pode acessar: dicas de WordPress neste site e saber como instalar e configurar, para criar seu site em poucos minutos.
WordPress está em toda parte
Acredite ou não, você quase certamente já se deparou com o poder do WordPress muitas vezes. Como posso ter tanta certeza? Porque o WordPress é atualmente usado para criar e gerenciar mais de 33% de todos os sites .
O WordPress não apenas controla um em cada três sites, como também é usado por muitas marcas populares. E estas marcas incluem: o The New York Times, Forbes, UPS, eBay, Sony e muitas outras marcas importantes.
O WordPress não é apenas para os tipos faça você mesmo. Longe disso! Na verdade, sites equipados com o WordPress abrangem uma variedade de tamanhos. Por exemplo: desde blogs pessoais que recebem apenas algumas centenas de visitantes por semana até corporações multinacionais com tráfego semanal de dezenas de milhões.
Agora você já sabe qual é a definição de WordPress e pode querer criar seu site e ler todos as nossas postagens daqui em diante.