Desativar ou Remover o Sitemap Gerado Pelo WordPress

Esta postagem é para quem deseja remover o sitemap Gerado pelo WordPress, ou qualquer outro sitemap xml que o plugin de SEO cria. Dizem por aí que estes mapas de sites ajudam a indexar as páginas web de um domínio, mas eu sei que existem casos e mais casos, em que alguns sitemaps criam muita dor de cabeça.

Remover Sitemap

Se você tem um pequeno site, ou blog, eu não recomendo excluir seu mapa de site. Mas, se o seu site é popular e você ainda usa recursos de campanhas de divulgação; como eu faço; não sei se o sitemap seria o pronto socorro do seu site.

Então eu tenho uma pequena linha de código que fará o trabalho para você.

Desativar Sitemap Gerado Pelo WordPress

Tudo que você precisa é adicionar o seguinte código no arquivo functions.php do seu site. Por outro lado, sempre que você trocar seu tema, ou até mesmo fazer alguma atualização este código pode ser removido. Então, guarde-o ou faça login neste site e salve esta página nos seus favoritos.

Abra os arquivos do seu site, de preferência com algum programa FTP, ou pelo cPanel.

Localize a pasta wp-content/themes do seu site e no tema, o arquivo functions.php adicione o código a seguir no final do código-fonte antes do fechamento PHP.

add_filter( 'wp_sitemaps_enabled', '__return_false' );

Mas dessa forma ele pode apenas ocultar o mapa do site XML e ainda mantém todas as funções. Para remover o sitemap permanentemente e qualquer funcionalidade de mapas de sites XML do WordPress completamente, insira este outro código no functions.phpdo seu tema:

add_action( 'init', function() {
remove_action( 'init', 'wp_sitemaps_get_server' );
}, 5 );

Agora sim, toda a geração de sitemap feita pelo WordPress 5.xx foi desabilitada.

Você pode verificar o seu Sitemap WP localizado em seu-site.com/wp-sitemap.xml

Este post é para Remover o Sitemap gerado pelo WordPress. Para remover o mapa do site no seu plugin de SEO, procure os links de configurações do plugin e o faça.

Para que você usa o sitemap XML?

Os sitemaps em XML parecem mais importantes do que os mapas de sites em HTML, uma vez que são direcionados aos mecanismos de pesquisa e afetam as classificações de SEO do seu site. Embora os sitemaps XML não aumentem sua classificação, eles podem ajudar a melhorar a capacidade de rastreamento.

Se houver uma página em seu site que ainda não foi indexada, os sitemaps XML permitirão que os mecanismos de pesquisa saibam sobre essa página.

Se o seu site é popular, o Google quer sim acessar frequentemente, para ver o que está acontecendo. O Google é como uma grande rede de televisão que quer; a qualquer custo; contratar o apresentador de uma rede concorrente menor, que dá muita audiência. Então ele leva para si, todo conteúdo que os usuários julgam atraente. Ou seja: primeiro ache aqui no Google.

Caso você use muito rich media, como vídeos e imagens, em seu site, os sitemaps XML fornecem ao Google essas informações adicionais.

Quando seu site inclui muitas informações e se torna maior, os sitemaps XML ajudam o Google a ignorar e rastrear suas páginas atualizadas recentemente.

Os rastreadores da web rastreiam seu site seguindo links de uma página para outra. Eles podem perder uma de suas páginas se não houver backlinks que conduzam a elas.

Minha experiência amarga com sitemap e ferramentas do Webmaster do Google

Eu tenho sites desde o ano 2004 e meus sites eram bem ranqueados no Google, abaixo dos 100 mil pontos até o ano de 2014. Logo depois eu comecei a querer adicionar mais recursos e depois de aprofundar neste assunto de sitemap.xml e ferramentas do Google, agora Google Console, veio a grande choque. Péssima ideia!

Meus sites caíram a audiência, o ranking de alguns deles, estão lá perto dos 2 milhões no ranking do Alexa e eu nunca mais recuperei. Cada vez que eu mostrava meus sites ao Google mais eles caiam nas pesquisas.

Não sei se eu fazia alguma coisa errada depois de anos de experiência.

Nos meados de 2019 eu criai wpcoco.com.br e vejam no gráfico a seguir. Ele subiu no ranking como um foguete e, logo em seguida caiu como um meteoro.

ranking do site no Alexa

Por que isso aconteceu?

Estava tudo certo com apenas o plugin de SEO Yoast e o sitemap ativado. Então eu o adicionei ao Google Search Console e meu site despencou imediatamente. Daí eu resolvi excluir wpfoco.com.br do Google Search Console, mas mantive o sitemap erado pelo Yoast SEO. A curva do gráfico começou a estabilizar. Vai saber!

Eu prefiro assim, longe Google Search Console e indexando. Há, e tem outra coisa: o número de páginas indexadas era cerca de 380. Agora mais de 600 páginas voltaram a ser indexadas.

Não digo que você tenha que fazer o mesmo que eu. Apenas estou contando minha experiência.

Diga-nos o que você achou desta postagem

Deixe um Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha